Solanum stramonifolium Jacq.

Solanum stramonifolium Jacq. é um subarbusto de até 3m altura com ramos providos de acúleos retos nas partes mais jovens e acúleos encurvados nas partes mais velhas, piloso. A flor é branca, o fruto é uma baga com cerca de 1,5 cm de diâmetro, pilosa quando imatura e sem pêlos quando madura. Essa espécie é bastante conhecida pelos maranhenses, pois é frequentemente encontrada em terrenos baldios. Em algumas regiões do Estado seu fruto é bastante apreciado pela população.
Sua distribuição vai desde o norte da bacia amazônica, da Colômbia e Peru até as Guianas e no norte do Brasil.

Fonte: Martins, F. C. & Figueiredo N. Solanáceas (Solanaceae Juss.) do Estado do Maranhão. Monografia de conclusão de curso. Universidade Federal do Maranhão, São Luís. 86p, 1998.

Solanáceas

A família Solanaceae contem 96 gêneros e cerca de 2.300 espécies distribuídas em todo mundo. O maior gênero da família é Solanum L. com aproximadamente 1.400 espécies. Para o Brasil são registrados cerca de 30 gêneros e 400 espécies nativas. Para o Estado do Maranhão o único estudo específico sobre a família relata cerca de 39 espécies.
A família é conhecida principalmente pela sua grande importância econômica conferida por algumas de suas espécies, como é o caso do fumo (Nicotiana tabacum L.) e da batata-inglesa (Solanum tuberosum L.), entre outras. É também famosa pelos alcalóides tóxicos comumente encontrados tanto nos órgãos vegetativos como em seus frutos. Ainda nesta família são encontradas plantas ornamentais e plantas invasoras de culturas.
A foto acima é de Physalis angulata L. conhecida popularmente como bucho de rã, joá-de-capote, camambu, camaru, camapum e camapu, balão-rajado. Floresce durante todo o ano. Por ser uma planta daninha freqüentemente encontrada nas lavouras, pomares e terrenos baldios, é uma das espécies de Solanácea mais conhecidas no Estado, assim como no Brasil. Está espécie é amplamente empregada na medicina popular, sendo seu suco considerado calmante, depurativo e útil contra reumatismo e dores de ouvido; a planta inteira cozida é recomendadas em banhos para reumatismo e males do fígado; seus frutos são comestíveis, desobstruentes, resolutivos e diuréticos; as folhas têm aplicação contra inflamações da bexiga, do baço e contra icterícia; também é utilizada popularmente para tratar hepatite B, malária, inflamações e tumores.

Fonte: Martins, F. C. & Figueiredo N. Solanáceas (Solanaceae Juss.) do Estado do Maranhão. Monografia de conclusão de curso. Universidade Federal do Maranhão, São Luís. 86p, 1998.